-
O que é Educação a Distância?
Caracteriza-se a educação à distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversas. (Decreto MEC 5.622 de 19 de dezembro de 2005).
-
Quais os benefícios do Ensino a Distância?
Flexibilidade de horários para trabalhar e estudar
Conteúdo da aula sempre a disposição
Biblioteca Online
Presente em várias cidades do Brasil
Diploma válido igual ao presencial
Material didático gratuito
Acesso diário aos professores e tutores
Melhor custo-benefício -
É possível fazer Networking através do EAD?
Sim. Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos. Através da plataforma digital do EAD é possível aumentar o contato com pessoas que têm afinidades profissionais em comum.
-
Certificados e diplomas dos cursos EAD são válidos como os presenciais?
No Art. 5º do Decreto 5.622 de 2005: Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional. Então, todos os certificados e diplomas do Ensino a Distância não tem diferença em relação a modalidade presencial. O aluno que concluiu a graduação na modalidade a distância recebe um diploma nos mesmos moldes do aluno que fez o curso presencialmente.
-
Como funciona a Educação a Distância da Dom Pedro II EAD?
As aulas são gravadas nos estúdios do Núcleo de Educação a Distância-NEAD, e disponibilizadas para os polos em todo o país. As aulas ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, onde o aluno poderá assistir quantas vezes for necessário.
-
Como é o material didático?
O material é composto por livros, impressos e conteúdo on-line, que estão disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Todos os materiais são preparados por profissionais capacitados e reconhecidos nacionalmente.
-
Quem ministra as aulas?
Todas as disciplinas são ministradas por professores mestres e doutores, capacitados para essa função. Os tutores auxiliam os professores no processo de ensino aprendizagem, tirando dúvidas, orientando atividades e trabalhos acadêmicos dos alunos na disciplina.
-
Qual a função do Tutor?
O aluno é o responsável por planejar seu tempo de estudo e direcionar seu desempenho. O tutor é o mediador desse processo de ensino-aprendizagem.
-
O que são atividades complementares?
As atividades complementares compõem o Projeto Pedagógico de cada curso. O objetivo dessas atividades é estimular o estudante a buscar novas fontes de estudos e possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências.
-
Onde acesso a matriz Curricular do meu curso?
Através do site da instituição: www.dompedroead.com.br na seção “Cursos”.
-
Onde posso consultar o calendário Acadêmico?
O calendário Acadêmico ficará disponível no site da instituição: www.dompedroead.com.br e no portal acadêmico.
-
Quais cursos EAD tem aula prática? Como e quando são feitas as aulas práticas?
Os cursos de Farmácia, Biologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo. A previsão do início dessas aulas é a partir do 3º semestre do curso. O agendamento e escolha do local para essas aulas deverão ser feitos pela coordenação.
-
As provas são presenciais?
Sim. As provas previstas ao longo do curso, por força da legislação, são presenciais. Para sua realização, o aluno deverá dirigir-se ao polo do curso em questão. O local de realização da prova é selecionado pelo aluno no momento da matrícula.
-
Posso ingressar com a nota do ENEM? Qual o procedimento para inscrição ?
Sim. O candidato deve apresentar o RG e Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, considerando os resultados obtidos nos três últimos anos, para avaliação da secretaria acadêmica.
-
Qual a documentação para matrícula?
RG; CPF; Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Título de eleitor, com comprovante de regularidade eleitoral; Certidão de nascimento ou casamento; Comprovante de quitação junto ao Serviço Militar; 01 foto 3X4 (recente); Comprovante de residência. Atenção ao envio da documentação por e-mail, pois o Histórico Escolar deve ser em via autenticada em cartório. Toda documentação deve estar legível, sem rasuras e em conformidade com o solicitado em Edital.
-
Como tenho acesso aos vídeosaula do meu ambiente VIRTUAL?
Após receber os dados de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, o aluno encontrará ali todos os materiais necessários para o acompanhamento do curso, inclusive as aulas gravadas em vídeo e áudio, materiais de apoio em PDF, links e sites. Todos os materiais podem ser acessados a qualquer hora do dia, sendo que não há momentos de aula síncrona.
-
É possível fazer a prova presencial em outro Polo?
Não, o aluno deverá realizar a prova presencial no Polo em que está matriculado.
-
Como saber a data das provas?
No calendário acadêmico, disponível no portal acadêmico.
-
Como posso sanar minhas dúvidas das vídeoaulas?
As dúvidas que surgirem durante as vídeoaulas poderão ser tiradas através do tutor, que estará disponível e apto para orientar sobre os conteúdos específicos das disciplinas, no prazo de 24 horas na plataforma digital.
-
É obrigatória a entrega de documentos para realizar a matrícula no curso?
Sim. A entrega da documentação solicitada cumpre exigência do MEC e é condição necessária para efetivar o ato de matrícula no curso. Documentos Necessários: RG; CPF; Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; Título de eleitor, com comprovante de regularidade eleitoral; Certidão de nascimento ou casamento; Comprovante de quitação junto ao Serviço Militar; 01 foto 3X4 (recente); Comprovante de residência.
-
Como solicitar documentos institucionais (atestado, histórico, declaração, etc.)?
Através do acesso ao portal acadêmico.
-
Quais os documentos necessários para transferência externa e portador de diploma?
Transferência Externa: Declaração de vínculo, que comprova matrícula ativa ou trancada no período; Histórico da graduação original ou cópia autenticada; Planos de Ensino das disciplinas cursadas com aprovação; Documentação pessoal: RG, CPF, Comprovante de endereço.
Portadores de Diploma: Certificado de Conclusão ou Diploma, devidamente registrado por Órgão competente; Histórico da graduação original ou cópia autenticada; Planos de Ensino das disciplinas cursadas com aprovação, e que deseja dispensar; Documentação pessoal: RG, CPF, comprovante de endereço.
-
Estudo em outra instituição em um curso presencial, posso solicitar transferência? Qual o procedimento?
Sim. Solicitar transferência na outra IES e entregar o Histórico Escolar (da IES) e Plano de Curso para análise. Após o deferimento o candidato deverá entregar as outras documentações.
-
Sou aluno da Dom Pedro II presencial, posso transferir para EAD?
Deverá realizar uma solicitação no Atendimento ao Aluno (NAI), de transferência interna.
-
Como posso aproveitar disciplinas de graduações anteriores?
Enviando o histórico e ementas das disciplinas digitalizados para a coordenação do curso, através do email: [email protected]
-
Quando for reprovado na disciplina, como cursar novamente?
No ato da rematrícula, solicitar a secretaria acadêmica o acesso para refazer a disciplina (havendo possibilidade de cobrança de taxas).
-
Nos dias das provas presenciais as faltas podem ser abonadas? Aceita atestado de comparecimento?
Não. Somente será considerado o atestado médico informando a contaminação por doença infectocontagiosa enviado no prazo de 48 horas digitalizado para o email [email protected]
-
A Dom Pedro II EAD disponibiliza bolsas pelo PROUNI , FIES, Educa Mais Brasil, Pra Valer ou Quero bolsas?
A instituição é conveniada com o PROUNI, Educa Mais Brasil e Quero Bolsas.
-
Onde posso imprimir o boleto das mensalidades?
No portal Acadêmico.
-
É possível gerar novo boleto depois do vencimento? Qual o procedimento para efetuar o pagamento do boleto bancário após o vencimento?
Até a data de vencimento em postos autorizados, após a data de vencimento apenas no banco informado no boleto.
-
É possível alterar a data de vencimento da mensalidade?
Não.
-
Quais as formas de pagamento para matrícula EAD?
Por boletos.
-
Quero ingressar em um curso EAD, tenho direito a algum tipo de bolsa ou desconto?
Consulte condições pela Central de Atendimento (71) 3418-7272.
-
Qual o procedimento para efetuar o pagamento do boleto bancário após o vencimento?
Até a data de vencimento em postos autorizados, após a data de vencimento apenas no banco informado no boleto.
-
Esqueci a senha de acesso a plataforma. Como recuperar?
O estudante deverá acessar a opção “Esqueceu o seu usuário ou senha?” que, encontra-se na página principal do nosso ambiente virtual. Ao acessar a opção,Um dos campos disponibilizados deverá ser preenchido com (número da matrícula ou e-mail cadastro no ato da matrícula), para que, a conta do estudante for encontrada em nosso ambiente virtual, um e-mail será enviado para o endereço de e-mail fornecido, com as instruções sobre como restabelecer o acesso.
-
O que fazer quando o vídeo ficar travando?
O estudante deverá verificar a conexão com a internet (testar velocidades e status de conexão). Caso o travamento persista deverá ser encaminhado um e-mail para descrevendo o evento para ([email protected]).
-
O que pode contribuir para que as aulas fiquem travando?
Conexão com a internet, velocidade da conexão, falta de plug-ins necessários no browser utilizado tais como: Flash Player e Versão do Browser depreciada.
-
Preciso ter uma Internet muito rápida para assistir às aulas?
É de suma importância ter uma conexão banda larga de velocidade superior ou igual a 5M.
-
Como calculo a velocidade da minha Internet?
Uma das formas de testar a velocidade é, acessando o seguinte site: https://fast.com/pt O mesmo realizará o teste automaticamente.
-
Não recebi o login e senha de acesso ao curso? Como solicitar?
O estudante deverá encaminhar um e-mail para [email protected]
-
Como faço para localizar meu curso na plataforma?
Ao acessar o ambiente será lista todas as disciplinas que o mesmo deverá cursar durante o semestre. Na nomenclatura da disciplina é possível identificar o curso através da abreviação, como exemplo: Fundamentos de Administração (ADM) 2018.1.
-
Os conteúdos vão sumindo após surgirem os novos?
Não.
-
Como faço para recuperar os conteúdos uma vez que não conseguir ler?
Caso seja necessário o estudante deverá encaminhar um e-mail informando qual conteúdo deseja visualizar para [email protected] Descrevendo os conteúdos.