É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. A proposta do Curso, baseada na transversalidade dos saberes, visa estabelecer uma estruturação curricular que possibilite aos professores em formação, a partir de conteúdos da Matemática, articular saberes, por meio de procedimentos didático-metodológicos.
O professor em formação deverá ter atividades docentes que o façam vivenciar situações de sala de aula tão cedo quanto possível. Também deverão ser levadas em conta outras dimensões do exercício profissional tais como o contexto institucional que ocorre o processo de ensino e aprendizagem, as condições de trabalho e os recursos disponíveis. Para isto, a Prática de Ensino como componente curricular deverá integrar o trabalho a ser desenvolvido durante todo o curso e não somente ao final do mesmo.
Desta forma, as atividades das diversas disciplinas deverão contemplar, paralelamente, ao conteúdo específico, metodologias e uso de tecnologias que possam auxiliar o futuro professor a ter um bom desempenho no exercício da profissão, tornando-o capaz de ajudar seus alunos a serem também agentes de sua formação.