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Conversa com a Direção

Ouvir nossos clientes é a parte fundamental para implantação e consolidação do processo de melhoria contínua, diz o diretor de ensino a distância da UNIDOMPEDRO.

Com o intuito de apresentar a cultura de excelência do Centro Universitário Dom Pedro II – UNIDOMPEDRO o Diretor de Educação a Distância da instituição, Profº Pedro Mora, recebeu em sua sala no bairro do Comércio, em Salvador, durante os meses de setembro e outubro deste ano vários grupos de alunos, de diversos cursos, com o objetivo de saber como está sendo a experiência em estudar na IES e ouvir sugestões para um processo de implantação e consolidação de melhoria contínua dos serviços prestados.

Os alunos foram recebidos com a proposta de “nos colocar no lugar do outro” fator que faz parte das ações diárias da instituição e que já foram absorvidos pela Equipe Acadêmica. Para o Profº Pedro Mora é preciso descobrir o que os acadêmicos anseiam e desejam que melhore. “Passamos do estágio de apenas receber os pedidos dos funcionários que procuram pelos clientes e solicitam feedbacks sobre a qualidade das aulas, dos professores, dos materiais, sobre a tecnologia, etc. Todos os detalhes são importantes para criar uma experiência hospitaleira e edificante”, afirma.

 

Alguns estudos de Organizações Não Governamentais – ONG’s na área da Educação, atualmente, dizem que as redes de ensino raramente perguntam a opinião dos seus alunos sobre o que acontece no seu cotidiano e sobre novas decisões que afetarão a sua vida acadêmica. O diretor revela que esse pode ser o grande diferencial da UNIDOMPEDRO quando diz que, o grande desafio é aproximar os alunos das equipes acadêmicas e ” fazer com que os alunos possam compartilhar suas experiências de aprendizagem, dando a oportunidade de conhecer suas necessidades e adequar os conteúdos e tecnologias ao que o estudante precisa para se preparar para o mercado de trabalho.”

Estudante do 2º semestre de Logística, Elaine França, se diz privilegiada em estudar na instituição que se preocupa com as percepções dos seus acadêmicos sobre seus serviços. ” Aprovei a iniciativa de primeira. Considero importante a instituição saber como anda seu serviço a partir da visão de seus alunos. Espero que esses encontros continuem, estou confiante na ampliação e melhoria de tudo que foi conversado”, revela.

A tutoria online foi o setor mais citado positivamente durante os encontros com o diretor. Para a tutora do curso de Logística, Elisângela Braga, essa oportunidade que os estudantes tiveram de conversar, entender os processos e sugerir melhorias para o serviço diretamente com diretor foi muito importante. “Os alunos se sentem acolhidos e parte do processo de ensino-aprendizagem em todos os aspectos. Essa proximidade com a equipe presencialmente deixou os acadêmicos muito mais seguros. A mudança do sistema de avaliação digital também foi pontuado pelos alunos e segundo o Profº Pedro Mora a instituição já trabalha para que o tempo e a forma da aplicação das avaliações sejam otimizados.

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